Fundado em 1936, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, de Produtos de Cacau e Balas, do Açúcar, Trigo, Milho, Mandioca, Aveia, Massas Alimentícias e Biscoitos, Doces, Conservas e Afins de Curitiba e Região Metropolitana, o STIP, como é conhecido, abrange trabalhadores de diversas áreas da produção de pães, biscoitos e derivados.
Apesar de sua fundação remeter ao ano de 1936, somente em 28 de março de 1942, foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho. A sigla STIP vem de sua primeira denominação, no início de suas atividades, quando ainda se chamava Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Panificação e Confeitarias de Curitiba.
Alguns anos mais tarde, em 1950, passou a abranger outras categorias, o que resultou na mudança de denominação para Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, Produtos de Cacau e Balas, do Açúcar e do Trigo, Milho, Mandioca e Aveia do estado do Paraná. Porém, mesmo com essa e outras mudanças de denominação, permaneceu com a sigla STIP, que mantém o nome forte do Sindicato.
A partir de 1991, o órgão, junto à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná (FTIA-PR), depois de um processo de redefinição de base territorial, passou a abranger, a capital paranaense e as cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Além dos empregados das indústrias que até então compunham o quadro de trabalhadores do STIP, outros nas áreas de produção de massas alimentícias e biscoitos, doces e conservas foram incorporados ao Sindicato.
No ano 2000, depois de 64 anos de fundação, a categoria representada pelo STIP passou a conseguir grandes avanços a partir da gestão presidida por Gilmar Servidoni. Hoje, aos 88 anos de existência, o Sindicato representa aproximadamente oito mil trabalhadores. Sua atual sede administrativa foi reformada e conta com ampla estrutura. Além disso, possui a sede para lazer e recreação na praia do balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná e também oferece convênios médicos e assessoria jurídica aos associados.
Nos últimos anos todas as negociações têm garantido aumentos acima da inflação, com avanços sociais e econômicos significativos a todos os trabalhadores da categoria.
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria, do Açúcar, Trigo, Milho, Mandioca, Aveia, Massas Alimentícias e Biscoitos, Conservas e Afins de Curitiba e Região Metropolitana e de Produtos de Cacau e Balas e Doces da Região Metropolitana de Curitiba
*exceto dos Trabalhadores nas Indústrias de Cacau e Balas e Doces de Curitiba
Rua Amaro de Santa Rita, 572 | Curitiba-PR
Fone: (41) 3569-6775
Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h