STIP auxilia trabalhadores com recolocação profissional

04Perder o emprego é sempre um momento de muita angústia e preocupação para o trabalhador, principalmente na atual conjuntura, com os índices de desemprego em níveis alarmantes.

O STIP se preocupa com a categoria e criou estratégias para diminuir a aflição dos trabalhadores que se desligaram de alguma empresa recentemente. Por isso, o sindicato recebe currículos de quem está buscando por um novo posto de trabalho e também solicita que os empregadores avisem sempre que abrirem vagas.

De acordo com o presidente do STIP, Gilmar Servidoni, a iniciativa é uma ação para tornar a procura por emprego mais fácil, rápida e tranquila.

“O desemprego é uma situação que afeta todos os aspectos da vida do trabalhador, incluindo sua dinâmica familiar e saúde mental. Queremos que a categoria saiba que pode contar com o sindicato nesse momento delicado, inclusive na busca por sua recolocação profissional”, explica Gilmar.

Homologação é parte do processo

A Reforma Trabalhista definiu que a homologação das rescisões de contratos de trabalho não precisa mais passar pelo crivo do sindicato. No entanto esse procedimento ainda é muito importante, porque o sindicato confere os cálculos das verbas rescisórias e assegura que o trabalhador está recebendo corretamente tudo a que tem direito.

Para a categoria, esse processo ainda tem uma importância extra: é nesse momento que o STIP redireciona os trabalhadores recém demitidos que tenham pelo menos um ano de experiência para os editais com vagas abertas.

Funciona assim: quando o trabalhador vai até o sindicato para assinar os papéis da homologação, é questionado se pretende continuar no ramo em que atuava. Se a resposta for afirmativa, ele é encaminhado para conferir as oportunidades disponíveis na hora. Simples assim!

Filie-se agora mesmo!

Que tal fortalecer iniciativas como as ações de recolocação profissional para a categoria? Filie-se ao STIP agora mesmo! Para saber como iniciar o processo de sindicalização, ligue para (41) 3020-8950 ou (41) 3569-6775.

Fonte: STIP