Como prevenir a perda auditiva causada por ruídos no trabalho?

Você sabe o que é Perda Auditiva Induzida Por Ruído (PAIR)? Se você trabalha exposto a ruídos sonoros todos dias na empresa, é bom começar a se preocupar com ela.

A PAIR é uma doença ocupacional – ou seja, causada pelo trabalho – que aparece depois de um longo período de exposição do trabalhador a barulhos de alta intensidade.

O empregado vai perdendo a capacidade auditiva aos poucos, o que, em muitos casos, dificulta a sua identificação da doença. De toda forma, depois de anos de exposição aos ruídos, a dificuldade de ouvir passa a ser nítida.

Por conta do maquinário e de outras questões do ambiente de trabalho, os trabalhadores da indústria correm mais o risco de desenvolver a perda auditiva.

O presidente do STIP, Gilmar Servidoni, lembra que as empresas são obrigadas a oferecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para a audição aos trabalhadores que são submetidos aos ruídos.

“É necessário lembrar que, quando o trabalhador está no expediente, ele está a serviço da empresa. Por isso, ele não deve ter a sua saúde prejudicada por conta das más condições de trabalho. Dependendo do nível do ruído, o patrão deve oferecer os protetores auriculares e abafadores de ruído aos empregados”, explica.

Sintomas

Se você trabalha na indústria, então fique atento(a): você pode estar desenvolvendo a PAIR. Confira os sintomas da doença:

  • Dificuldade de ouvir conversas lugar com muitos ruídos
  • Sensação de pressão no ouvido
  • Os sons parecem distantes e abafados
  • Dor de cabeça constante

Você se identificou em alguns desses pontos? Antes de tudo, procure um médico para tomar as medidas precauções e preservar o máximo possível a sua audição. Em seguida, entre em contato com o STIP. A nossa assessoria jurídica irá avaliar o seu caso para verificar se você pode acessar algum auxílio-doença ou até solicitar uma indenização.

Fonte: STIP